A coleção Mal Dita, da editora Villa Olívia, que publica obras inéditas inspiradas em mitos e fábulas universais, está de volta com Sob o mesmo teto, do escritor Victor Mascarenhas. Na trama, um velho solitário aluga um quarto para um estudante do interior e o que começa como um simples conflito de gerações, vai se transformando numa versão doméstica da polarização que divide o país.
“A ideia é colocar o leitor dentro desse apartamento, para que ele veja, reflita, relembre e até ria do ridículo e do patético do que está acontecendo no Brasil nos últimos anos”, diz Victor Mascarenhas,
Com uma narrativa ágil e bem-humorada, o livro é protagonizado por Olegário, um idoso ranzinza que enxerga o mundo através da TV, das fake news e memes do seu celular e por seu inquilino Claudinei, um jovem mais preocupado em tocar sua vida do que com política. A história atravessa momentos importantes da história recente, como a Lava-Jato, a eleição de 2018 e a pandemia.
“A polarização tenta reduzir a realidade a um maniqueísmo primário, onde tudo é preto ou branco. Acho que cabe à literatura e às outras formas de arte mostrar que também existe o cinza, e que as pessoas são mais complexas do que os rótulos que colocamos nelas” – diz o autor.
_____________________________