“Explosões Microscópicas e Steve McQueen” é o quinto volume da coleção Mal Dita, uma série de novelas da editora Villa Olívia cuja proposta é reinventar fábulas, lendas e contos infantis e mitos (inclusive da cultura pop), sob um olhar irreverente e contemporâneo. A proposta é apresentar ao público uma série de textos inéditos adotando para eles um olhar singular onde não se tenha receio de contradizer ou maldizer aquilo que já está consolidado no imaginário popular. Desde janeiro de 2025, já foram lançados pela coleção livros de Franklin Carvalho, Adelice Souza, Marcos Borgón e Toni Araújo.
Em sua estreia literária, a autora baiana, Carmen Ortiz, narra uma história sobre o que acontece quando o chão desaparece sob nossos pés e temos dois segundos para aprender a flutuar. Arrancada de sua vida meticulosamente organizada, Verônica, a protagonista da novela, se vê lançada ao desconhecido. Embalada por um ritmo genuinamente chick lit, a narrativa traz personagens femininas em conflitos pessoais e evoca cenas de cinema cult, salpicadas de referências a trilha pop dos anos 80 e ecos shoegaze dos anos 90, enquanto a presença do ator hollywoodiano Steve McQueen espreita a cada curva. Este livro de estreia de Carmen Ortiz, esbanjando estilo e sugere que, às vezes, tudo que precisamos para atravessar o colapso pessoal é uma boa motocicleta, um óculos escuros e uma jaqueta vintage.
A narrativa, uma releitura de um famoso conto dos irmãos Grimm, transpõe o ambiente da floresta dos contos de fadas para o cenário urbano, dobrando o real em suaves distorções: aromas, silêncios, luzes filtradas por cortinas finas e a delicadeza de um gesto mínimo que carrega o poder de incendiar tudo ao redor. Com um leque de influências variadas, que inclui Hanif Kureishi e Lena Dunham, Ortiz aborda temas como impermanência, memória, laços afetivos e temores íntimos do universo e visão femininas, sem renunciar a uma pitada de ironia e autocrítica, oferecendo ao leitor um olhar sobre as coisas que se escondem nas pequenas fraturas de nosso cotidiano.
Outro detalhe interessante, presente na iniciativa, é que a fonte de inspiração de cada autor só é revelada no final da leitura, lançando, desse modo, um lúdico desafio aos leitores para a descoberta de sua origem.
Sobre a autora:
Carmen Ortiz nasceu em Salvador, Bahia e cresceu entre as mostras de filmes do ICBA e shows da banda Brincando de Deus no Hotel Pelourinho. Formada em publicidade e propaganda, desde o início da adolescência se aventura no mundo das narrativas ficcionais. Este é seu primeiro livro publicado.